2 dias na Bélgica: chocolate e cerveja

Nossa passagem pela Bélgica foi rápida. Nosso destino, de fato, era a Holanda, mas como passaríamos por Bruxelas decidimos ficar duas noites. Ficamos num bairro majoritariamente muçulmano, um pouco afastado do centro, mas o que foi ótimo, pois amamos comida árabe em geral. Com os recentes ataques a cidade vive um clima de alerta, com soldados espalhados nas grandes estações de trem e atrações turísticas, porém não achamos tão tenso quanto esperávamos. Como tínhamos pouco tempo, visitamos apenas o centro histórico e principais atrações dos arredores da capital belga. Um dia ainda queremos voltar e fazer outras cidades que nos pareceram muito interessantes, como Gante e Bruges.

IMG_6959 (600x400)
Bruxelas.
IMG_6980 (600x450)
Bélgica: a terra do Tintim e das cervejas!!

Em Bruxelas, na nossa opinião, um dia inteiro é suficiente. A praça principal, Grand Place Grote Markt, é visita indispensável e ponto de passagem para muitas outras atrações. A praça é muito bonita, e todas os edifícios contam com detalhes decorativos dourados. Dali facilmente se chega a estátua de Manneken Pis, que faz parte da história do país. A tradução direta seria ‘garoto a urinar’, e trata-se de uma fonte feita em bronze de apenas 61cm de altura, o que gera uma certa frustração quando se vê de perto, rs. A inspiração para a obra continua desconhecida, e justamente por isso várias histórias surgiram para aumentar o encanto deste menino. Um comerciante local nos disse que acredita que durante uma guerra, há alguns séculos, o filho de um rei urinava sobre chamas para ajudar no arrefecimento. Depois fomos pesquisar e vimos que existem centenas de histórias, então o jeito é cair na fantasia. Logicamente esta criança é um dos cartões postais do país, e também está presente em diversas lojas de souvenires. Ainda no centro fizemos um passeio pelas galerias Royales, repletas de lojas sofisticadas e chocolaterias.

DCIM101GOPROGOPR1279.
Grand Place, muito bonita.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A pequena estátua símbolo nacional!
DCIM101GOPROGOPR1275.
Chocolates na galeria Royal.

Bom, outros dois pontos indiscutíveis quando falamos Bélgica são chocolate e cerveja, e você não pode sair do país sem experimentar. Chocolaterias não faltam, e para todos os bolsos, então recomendamos degustar nas lojas que é possível e comprar um chocolate (mesmo que pequeno, como trufas, em nosso caso) no lugar que mais te apetecer. Para cerveja o lugar que indicamos é a cervejaria Delirium ou, se puder, visitar a fábrica na cidade vizinha, em Gante. Nós ficamos no chopp na cervejaria mesmo, a qual é muito legal e cheia de adornos cervejeiros. Para completar nosso dia ainda visitamos o Botanique (parque com espaço para shows) e o parque de Bruxelles, passando na frente do belo edifício do Museu de instrumentos musicais. No dia de ir embora descemos na estação de Antuérpia, e também pudemos dar uma olhada rápida nesta cidade, que pareceu também bastante interessante. Mas nosso tempo era curto, e logo embarcamos para a Holanda!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma das belas chocolaterias belgas.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Chocolates???
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Experimentando a cerveja belga
DCIM101GOPROGOPR1331.
A bela estação de Antuérpia e a despedida belga.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s