Luxemburgo: uma parada inesperada e deliciosa

Depois da Holanda nosso roteiro original era seguir para Alemanha. Entretanto, recebemos uma mensagem da nossa amiga Dani Beltrão, nos convidando para conhecer Luxemburgo. Embora estivesse um pouco fora da nossa rota, topamos a aventura e fomos ver de perto como é a vida neste país pouco visitado por turistas. Chegamos num final de semana para lá de sortudo! Uma vez por ano todos os museus de Luxemburgo são gratuitos, e por sorte era justamente neste fim de semana! Também estava acontecendo uma festa na cidade, “Festa da Europa”, que reunia barraquinhas de todos os países pertencentes à União Europeia, e algumas das barracas tinham até comidas e bebidas dos países, o que foi sensacional. Pudemos degustar, de novo, a delícia do Stroopwafel holandês, um petit gateau na barraca francesa e saborear o bolo local em homenagem a festa. Nós, a Dani e seu marido, o Marcelo, aproveitamos muito tudo isso! A noite ainda tivemos o privilégio de comer a comida brasileira mais uma vez, com os créditos para este casal nota 10!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Nossa caminhada pelo rio Alzette!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um dos mirantes da cidade!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Cupcakes e bolos na festa da Europa!!

A Dani também nos mostrou as principais atrações de Luxemburgo. A cidade fica no alto de uma pequena montanha, então começamos andando pela parte baixa, contornando o rio Alzette. Depois de apreciar pegamos um elevador e conhecemos o centro de Luxemburgo, fazendo pequenas paradas em vários mirantes. Passamos pelo palácio do Grão-Duque e seguimos até o Cercle Municipal, onde estava acontecendo a festa da Europa! Por sorte também era aniversário do Cercle Municipal, então entramos e conferimos várias atrações gratuitas, como um recital conduzido por um piano de cauda! Também conhecemos museus muito bonitos, como o Madam, de arte moderna, e o Museu Nacional de História e Arte, onde conferimos uma exposição muito interessante da Guerra Fria e a participação de Luxemburgo.

IMG_7135 (600x450)
Docinhos para alegrar as meninas da Dani!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Recital gratuito que curtimos.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Dia de feira em Luxemburgo!

No dia seguinte saímos rumo ao norte do país. Conhecemos a pequena cidade La Rochelle, as ruínas de seu castelo e tivemos um almoço delicioso com amigos portugueses da Dani e Marcelo. O almoço foi típico lusitano, que lembrou bastante nossas opções brasileiras: frango assado, saladas e guarnições. Desse almoço saiu uma reportagem nossa para um jornal de Luxemburgo, pois a Dani tinha falado de nós para sua amiga que é jornalista. O jornal é no idioma português mesmo, em Luxemburgo, e logo descobrimos que quase 40% da população luxemburguesa fala este idioma! Na verdade, existe uma comunidade portuguesa muito grande neste pequeno país, o que foi uma surpresa para nós. Ficamos amigos do seu Manuel, que é fotógrafo, e da Rute, a jornalista. Além do português também se fala inglês, alemão, francês e luxemburguês, sendo estas três últimas as línguas oficiais do país. Apesar de tantos idiomas, Luxemburgo é um país pequeno, com pouco mais de 500 mil habitantes. Além disso é um país muito rico, e uma economia de crescimento contínuo. Tem um dos maiores PIB per capitas do mundo, e oferece uma ótima qualidade de vida. Pudemos experimentar um pouco disso, rever nossa amiga Danielle e conhecer sua família. Adoramos! Agora partimos para Alemanha!

IMG_7146 (600x450)
Turistando pelo centro!
IMG_7139 (600x450)
Gravando nossa inesperada entrevista! Ao fundo o Palácio do Grão-Duque.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto de despedida!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s