República Tcheca: a encantadora Praga

Chegamos em Praga com uma certa expectativa, pois todos os viajantes que encontramos no caminho falavam muito dessa cidade. E de fato a cidade atingiu todas as expectativas, pois é lindíssima!! Conhecida como “cidade das cem cúpulas”, Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. E, de fato, achamos as construções belíssimas, cheias de adornos e detalhes, especialmente ao redor do rio Vltava, que divide a cidade. Único ponto que pode incomodar é o atual elevado número de turistas. Ficamos 3 dias e achamos suficiente, pois não é muito grande. Em nosso primeiro dia visitamos o centro histórico, passando por inúmeros lugares muito interessantes. Logo próximo de onde começamos encontramos uma estátua do escritor tcheco Franz Kafka. Trata-se do rosto do escritor, composto por 42 camadas que se movimentam, o que forma um efeito visual muito interessante. Dali fomos até a praça central da cidade, que sempre tem algum evento cultural, e no nosso caso estava rolando uma apresentação musical de vários países do leste europeu. O relógio astronômico Orloj, ainda nesta praça, é um dos destaques, não só por sua beleza, mas também por sua história. Construído na idade medieval, o relógio tem um mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de um mostrador-calendário, representando os meses (ou zodíacos).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Estátua giratória de Franz Kafka.
DCIM101GOPROGOPR1731.
O tal relógio astronômico Orloj e a praça central.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Que horas são nesta engenhosa?
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Festival musical na praça central de Praga.
DCIM101GOPROGOPR1742.
Selfie com algumas das dançarinas da festa.

Outro dia ficou reservado para conhecer o outro lado do rio, onde fica o castelo. Andamos pela charmosa rua Neurodova, subindo até chegar no castelo de Praga. Lá no alto, uma parada também obrigatória é na Catedral de São Vito. No dia que fomos estava acontecendo uma cerimônia, então não pudemos entrar, mas mesmo por fora ela é muito bonita. Na sequência encontramos vários mirantes, que permitem apreciar toda a cidade. Mesmo com a chuva, que despencou na hora, foi uma experiência muito bacana. Descemos lentamente, e seguimos para a elegante ponte Carlos, a principal ponte da cidade. Dá para ficar um tempo ali, só admirando o rio e as construções, e também os vários artistas de rua que fazem seu espetáculo por ali. Caminhar às margens do rio Vltava, ou fazer um passeio de barco por ele, também é um passeio imperdível. Se puder espere o entardecer, quando grande parte das atrações ficam com uma iluminação especial, tornando a cidade ainda mais elegante!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A charmosa rua Neurodova.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A bela cidade de Praga, lá embaixo a ponte Carlos.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A vista do castelo de Praga da ponte Carlos.
IMG_7190 (600x450)
Final de tarde no rio Vltava.

Não poderíamos ir embora sem experimentar a deliciosa cerveja tcheca. Talvez não seja novidade, mas a República Tcheca é um dos países mais importantes na fabricação e desenvolvimento de receitas tradicionais da bebida alcoólica mais consumida em todo o mundo, a cerveja. Mas para a surpresa de muitos, esse é o país que apresenta o maior consumo per capta da bebida no mundo, superando inclusive a Alemanha. E de fato eles bebem muito. Perguntei no mercado, para um funcionário, quantas cervejas ele bebe normalmente, e ele disse “umas seis a sete” (de cervejas 500ml, no caso). Compramos humildemente duas, as quais ele recomendou, e fomos embora, rs. Um fato curioso que vimos é que existem ‘Spas de cerveja’ na cidade! Para os amantes cervejeiros é possível ter massagens, banhos em ofuros e coisas mais, tudo com uma chopeira individual a disposição. Nós não fomos porque achamos muito caro, mas quem sabe numa próxima visita!

beer-spa-prague (600x400)
Foto de um Spa Beer (fonte Google imagens).
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma das cervejas que tomamos, ótima por sinal – desde 1564.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Os tchecos se reúnem para beber, na beira do rio.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Noite de despedida com a principal cerveja tcheca.
Anúncios

5 comentários

  1. Amo Praga!!! Dica importante para os viajantes: faça pub crown em Praga. É muito barato, se conhece muitos pubs escondidos e entra na balada de cinco andares de graça! A melhor balada ever!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s