Aprendizados – Europa: uma breve visão sobre cada povo e sua hospitalidade!

Bom, como todo mundo sabe, o continente europeu é menor do que o Brasil (sem considerar a parte europeia da Rússia). Tem países na Europa que são menores que estados do nosso país. Isso significa que é fácil ir de um país para outro por aqui. Passamos em vários, porém cada um tem sua peculiaridade. Comida, cultura, e povos bem diferentes um do outro. Um breve resumo do que vimos por aqui:

spaing flag (200x133)
Espanha
– num geral não são simpáticos, e também nada pacientes. Barcelona e Madrid foi assim, porém no sul da Espanha, já foi um pouco diferente, encontramos pessoas bem amigáveis.

portugal flag (200x133)
Portugal
– além de simpáticos, adoram conversar bastante, ainda mais se souberem que vc é brasileiro. Todos que conhecemos ficamos amigos.

DCIM101GOPROGOPR0770.
Sr Silva, um dos amigos portugueses que fizemos na viagem.

england flag (200x120)  scotland flag (200x120)
Inglaterra e Escócia
– Na Inglaterra os mais calorosos que encontramos eram de outras partes, como por exemplos amigos brasileiros e um iraniano (Bobby). Já na Escócia achamos um povo mais sociável e caloroso. No dia passeando conseguimos conversar com alguns locais, e foram praticamente todos agradáveis.

france flag (200x133)
França
– tirando raras exceções, se acham e não fazem questão nenhuma de você, ou saber de você, ou ajudar você. Normalmente são as pessoas mais arrogantes.

belgium flag (150x100)
Bélgica
– como se fosse uma extensão da França, este pequeno país consegue ser muito mais carismático. Todavia, as melhores pessoas que encontramos eram de fora: africanos, portugueses e holandeses!

germany flag (200x120)
Alemanha
– os alemães são sempre muito prestativos e alegres, sinceros de um modo geral. Eles parecem meio desconfiados no início, mas depois que ganham confiança, então você ganha um amigo de verdade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Nosso amigo Tamim, na Alemanha.
DCIM100GOPROG0544589.
Nossos amigos Adrian (alemão) e Mariana (brasileira).

luxembourg flag (200x120)
Luxemburgo
– mix cultural, várias nacionalidades moram lá, não tem como perceber ou saber quem é da onde, rs. É difícil encontrar um luxemburguês. Um fato curioso é que 40% da população é de Portugal, então tivemos boas relações com os portugueses por lá.

netherlands flag (200x133)
Holanda
– esse merece destaque. Com certeza o país número 1 no quesito simpatia, e também no de beleza, rs. Pensa num povo bonito e sorridente. Talvez pelo estilo de vida que levam, para o qual tiramos o chapéu. Ver homens engravatados passando de bicicleta para o trabalho, ou então mulheres grávidas com mais duas crianças na cadeirinha da bike, são alguns exemplos. Encontramos muitos holandeses pelo mundo, e todos foram super agradáveis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um dia comum na rotina holandesa.

czech flag (200x133)
República Tcheca
– agradáveis mas nada surpreendente, digamos que meio a meio. Encontramos alguns tchecos durante a volta ao mundo, e vários deles foram simpáticos fora do seu país.

eslovaquia flag (150x100)
Eslováquia
– poucas pessoas visitam este país, preferindo conhecer a Áustria (e Viena) que está muito próxima. Por conta disso, os turistas são muito bem recebidos. Adoramos as pessoas que encontramos.

hungary flag (200x100)  croatia flag (200x100)
Hungria e Croácia
– esses dois levam o prêmio de povo mais grosso. Claro, tem pessoas ótimas por toda parte, mas este é só o sentimento de nós, como turistas, à respeito de como fomos recebidos. Talvez seja diferente para outras pessoas. Mas que achamos esses os mais ríspidos, sim, fato.

italy flag (200x133)
Itália
– o povo italiano tem a fama de grosso, que berra, mas isso tudo é balela. Eles falam alto mesmo, mas são muito amáveis e emotivos. Até “parecem grosseiros” mas basta conversar um pouco e logo você muda de ideia.

DCIM100GOPROG0548602.
Nossa amiga italiana Tânia, que nos hospedou em sua casa.
DCIM101GOPROG0890656.
Nosso amigo italiano Kiko.

bosnia flag (200x100)

Bósnia Herzegovina – taí um povo muito querido, prestativo é extremamente gentil. Ficamos em uma casa de família e o dono nos deu o celular dele pra andarmos durante a nossa estadia, caso a gente se perdesse, coisa que não é comum pela Europa.

greece flag (200x133)
Grécia
– antes de viajarmos ouvimos várias vezes que os gregos eram grossos. Bom, não foi o que achamos. Eles lembram os árabes, querem vender, negociar, convencer, mas são agradáveis. Tentam de tudo pra te atrair seja para seu restaurante, ou loja, mas continuam simpáticos mesmo se vc não compra nada.

albania flag (200x143)
Albânia
– Grata surpresa!! Esse país ganhou o prêmio de povo mais amável da Europa, superando todas nossas expectativas (contaremos em breve nossa passagem lá em outro post – não perca!).

Uma coisa é regra: todas as capitais, até por serem mais turísticas, acabam tão acostumadas a receber pessoas de fora que não fazem muita questão de você. Portanto nossas melhores experiências sempre foram quando fugimos das rotas turísticas. Até mesmo dentro de um país super visitado é possível ter dias incríveis com as pessoas, basta ir um pouco para o interior.

Outro fato que notamos, e isso engloba todos os europeus, é que eles não ligam pra nada. Cada um vive sua vida, faz suas coisas, não tem esse lance de fofoca, de falar dos outros, de cuidar da vida alheia, de reparar, de observar…não tem. O que é um choque para nós brasileiros, afinal, nosso país é o oposto disso. Nudismo, top less, roupas extravagantes, etc., coisas essas que no Brasil são motivos de chamar a atenção, na Europa ninguém liga. Digamos que as pessoas podem ficar mais à vontade por aqui.

Enfim, apenas um breve esboço sobre nossa visão desses países. Queríamos visitar todos, mas infelizmente nosso prazo está vencendo e logo teremos que sair do continente europeu, fica para a próxima conhecer a cultura e os povos dos que faltaram! Em breve rumo a Montenegro e Turquia, nossos últimos países da Europa!

Anúncios

2 comentários

  1. Estou muito encantada com o blog de vocês, com essa volta ao mundo, um dos meus maiores sonhos é poder fazer o mesmo. Faz pouco mais de 1 semana que eu conheci o blog de vcs e comecei a ler. Li todos os posts, desde o primeiro até este e estou ansiosa pelos que virão. Sinto como se estivesse conhecendo cada lugar junto com vcs e cada aprendizado me fez refletir muito! Que Deus abençoe muito vcs e os guie por essa jornada!

    Curtir

    • Oi Vilma, obrigada pela mensagem! Pode ter certeza que a parte mais incrível de uma longa viagem são os aprendizados que temos pelo caminho. Nem sempre é fácil por em palavras sentimentos, mas são pessoas como você que tem nos inspirado a contar essas experiências. Obrigada, que seu sonho se realize e continue aí nos acompanhando, vamos adorar!! Deus abençoe você, um beijo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s