Turquia – a encantadora Istambul

Enfim Turquia, um país que ouvimos muito de outros viajantes! Chegamos num momento delicado, pois recentemente o Estado Islâmico realizou um ataque no maior aeroporto deste país, em Istambul. É muito triste ver estas coisas acontecendo, especialmente quando se depende do turismo para a economia. Falamos com muitos locais, e todos foram unânimes em dizer que o movimento caiu muito nos últimos meses (devido a outros ataques) e agora com certeza cairá mais. Levando em conta que é um país maravilhoso, é uma pena. Ataques acontecem e podem acontecer em qualquer parte do mundo, então temos que conviver com isso. Recomendamos a todos que pensam em visitar a Turquia, que venham sem medo. É um país muito seguro para viajar, e o povo muito acolhedor. Quando falamos do país em si então, disparado um dos melhores lugares para se conhecer no mundo, que é o que vamos começar a contar logo abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A imponente Blue Mosque, Istambul.
DCIM101GOPROGOPR2626.
Pequena experimentação dos doces árabes.

Quem já ouviu falar sobre o império turco-otomano, que influenciou muitas culturas ao redor do mediterrâneo? Por muito pouco não dominaram o mundo, como alguns historiadores dizem. Mas após o declínio, Constantinopla deu origem a Istambul, e é por esta cidade que começamos a jornada turca. E chegamos numa época peculiar, pois estava acontecendo o Ramadã. Trata-se do nono mês do calendário lunar, e durante este mês os muçulmanos praticam jejum do nascer do Sol ao entardecer. Por conta disso, é um período que pode ser difícil encontrar restaurantes em zonas menos “turísticas”. Nesta época de Junho/Julho, o nascer do sol é por volta das 6hs e se põe quase as 21hs, ou seja, a maior parte dos restaurantes só abre à noite e fica até altas horas da madrugada. Como nós cozinhamos sempre nossa comida, sem problemas, mas é curioso ver milhares de pessoas segurando bebidas e sacolas com comidas nos parques, apenas aguardando o sol se pôr para fazer o desjejum. Nosso primeiro dia na Turquia dedicamos a conhecer a imponente ‘Blue Mosque’ e arredores. A Mesquita Azul é também chamada Mesquita do Sultão Ahmet. Foi construída no início do século XVII, quando a cidade já estava em poder dos turcos otomanos e é a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. A mesquita foi construída com grandiosidade e beleza, justamente para contrapor a imponente Basílica de Santa Sofia que fica ao lado. Dali fomos nos refrescar no parque Gülhane que fica próximo, caminhando até a beira do mar de Mármara, que teoricamente divide a Europa da Ásia! Um ótimo local para curtir o pôr-do-sol.

DCIM101GOPROGOPR2586.
Entrada da Blue Mosque.
DCIM101GOPROGOPR2589.
O interior impressiona!
DCIM101GOPROGOPR2609.
A pessoa sentada na base do pilastre dá noção do tamanho.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ramadã: centenas de turcos aguardando o pôr-do-sol.

No dia seguinte fomos explorar o Grande Bazar. E bota grande nisso. É um enorme labirinto por onde se distribuem mais de 4 mil lojas, formando provavelmente o maior mercado coberto do mundo. Aberto em 1461, é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes. Tem mais de 60 ruas cobertas e é frequentado por 250 a 400 mil pessoas diariamente. E ali compramos o famoso e delicioso café turco, numa clássica quitanda aberta desde 1871. Também foi a hora de aproveitarmos e barganharmos a compra do nosso tradicional “um” item de souvenir do país. Depois de caminhar algumas horas neste mercadão seguimos para o bairro descolado de Karaköy, que na verdade é o nome turco para Galata. Para chegar lá basta atravessar a ponte que leva o nome do bairro. A principal atração também leva o mesmo nome, a torre Galata. Ela foi originalmente construída em madeira, por volta do ano de 500, para servir de farol. Hoje o que se pode ver é a construção feita em 1348 pelos genoveses, que se estabeleceram em Istambul entre o século XIV e XV.

DCIM101GOPROGOPR2622.
Uma das entradas do Grande Bazaar.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Por dentro do Bazaar, milhares de lojas!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Chás, temperos, especiarias, tem de tudo.
DCIM101GOPROGOPR2618.
Nossa compra de um café tradicional turco.
DCIM101GOPROGOPR2624.
O centro de Istambul nos lembrou a 25 de março, em São Paulo!

Em nosso último dia de Istambul fomos conferir o Palácio Topkapi. Este famoso Museu Palácio é um complexo enorme de edifícios que cobrem 700 mil m², composto por grandes pátios, uma seção para o harém do sultão e pelo próprio palácio. Como uma cidade dentro da cidade de Istambul, foi fortificado com um muro de 2 km de comprimento do lado do mar. Foi construído em 1467 e o sultão Mehmet, que havia conquistado em Istambul, usou-a como sua residência em vez de viver no antigo palácio, devido à conveniência de sua localização – com fácil acesso para a parte Europeia bem como a parte asiática de Istambul. Neste mesmo dia também visitamos a Cisterna da Basílica, que é algo surpreendente. É a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istambul no período do Império Bizantino. A Cisterna foi construída no século VI, possui 336 colunas romanas trazidas de templos pagãos da Anatólia, com estilos diversos, mas principalmente coríntio. Ocupa uma área de 10.000 m² e tem 8m de altura. A capacidade da Cisterna é para 30 milhões de litros de água. Foi construída para prevenir a cidade de algum ataque que destruísse os seus aquedutos! Incrível engenharia.

IMG_7702 (600x450)
Uma das salas do Palácio Topkapi.
DCIM101GOPROGOPR2647.
Riqueza em detalhes, porcelanas e pintura.
DCIM101GOPROGOPR2651.
Num dos corredores do palácio.
IMG_7675 (600x450)
Cisterna da Basílica.
IMG_7694 (600x400)
Uma foto com mais exposição para ver os detalhes e noção do tamanho.

Depois de já nos encantarmos pela Turquia com Istambul, seguimos viagem ao leste do país. Em breve chegamos na Capadócia!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s