Aprendizados – Israel: vamos falar um pouco de fé!

O povo de Israel é como no Brasil, totalmente multicultural. Loiros, negros, ruivos, árabes, tudo junto e misturado. Tem pessoas simpáticas e gentis, outras não tão gentis, enfim, normal. Porém impactante mesmo é Jerusalém, a terra santa. Santa para cristãos, muçulmanos e judeus. Os quais convivem até que harmoniosamente respeitando as diferenças. Jerusalém é um poço de emoção e comoção numa cidade milenar e berço da civilização. A maior preocupação dos turistas que chegam a essa região é a segurança e, por incrível que pareça, essa cidade é muito segura, e ninguém se atreve fazer absolutamente nada em Jerusalém. E, por toda a história religiosa que ela carrega, é motivo de peregrinação das 3 maiores religiões monoteístas. É muito comum ver soldados armados a cada poucos metros para assegurar toda a segurança do local.

Bom, como eu sou cristã, vou falar um pouco do que eu senti! Em Jerusalém, fizemos toda a via sacra, desde o momento que Jesus foi condenado até seu sepultamento. Todos são super lotados de turistas do mundo inteiro. Peregrinos visitam a Terra Santa para tocar e ver manifestações físicas de sua fé, confirmar suas crenças e conectar-se pessoalmente à Terra Sagrada. São uns 15 pontos e cada um tem um acontecimento. Porém tem um deles que é uma pedra no chão, no qual Jesus teria sido colocado após morrer, para ser limpo e enrolado no manto sagrado. Então eu quis ficar um tempo ali para orar e nesse tempo observei algumas coisas que me chamaram a atenção.

Chegou um grupo de negros e todos se ajoelharam na pedra e ficaram ali rezando profundamente, chorando, emocionados… Uma cena linda de fé! Eles oravam e olhavam para o céu, como se Jesus estivesse ali, era de encher os olhos de lágrimas. Apesar de não entender o que eles diziam, era possível sentir a fé deles. Nada de fotos, eles apenas oraram, suplicaram e beijaram a pedra em sinal de adoração á Deus. Um ato lindo de humildade e entrega. Logo em seguida, chegou um grupo de mulheres e começaram a disparar muitas fotos. Até aí tudo bem, não é sempre que se visita um lugar como esse. Mas então elas começaram a discutir entre si que a foto não tava boa, que fulana não tirou direito, e após ouvir aquela reclamação toda, eu fui até elas e não me aguentei: Olha, você acha que importante é a foto ou sua experiência com Deus aqui?.. Elas ficaram me olhando e eu sai. Ali em poucos minutos vi a diferença clara da fé. Uns totalmente entregues, de alma e coração. Outros apenas preocupados em “mostrar” que ali estiveram…Sei que são tudo símbolos e não tem mais nada ali. Além do que tem muitas contradições a respeito de tudo que se passou nesse lugar. Porém, a fé é acreditar no que não se pode ver, mas se pode sentir.

IMG_2520 (800x534)
A pedra em que Jesus foi colocado.

E eu tive certeza de duas coisas depois de passar por esse lugar:

1-Não importa o que de fato ocorreu, acreditar é a única coisa que importa. Isso se chama Fé! Deus não vai atender essa, ou aquela religião. Porque uma é certa, a outra é errada, ou vice versa…Ele vai atender aqueles que nele acreditam independente de qualquer coisa!

2- Estamos vivendo uma era que as pessoas estão mais preocupadas com uma imagem do que com seu interior. O que os outros vão achar, vale mais do que a experiência em si?…Quem será que foi mais feliz, aquele que se entregou ali por inteiro ou a mulher preocupada com a foto?

Foi fantástico  pisar em todos os lugares que Jesus esteve, saber que ele se sacrificou por nós, e que mesmo 2016 anos depois, com toda a sua humildade, ele ainda é o maior de todos! Jerusalém não é um lugar de fotos, de paisagens…é um lugar de experiência, energia, história, fé e renovação! É muita energia, muita reflexão…ao acompanhar toda a trajetória de Jesus e ver o quanto ele sofreu por nós, e ainda assim, perdoou aqueles que o fizeram tanto mal…nos coloca em profundas reflexões! A bondade acima do mal, o amor ao próximo, e todos os lindos ensinamentos que Jesus nos deixou….tudo isso vem à mente ao pisar em Jerusalém! Subir no Monte das Oliveiras, lugar em que Jesus orava ao pai e transmitia seus ensinamentos. Visitar  o santuário conhecido como Domo do Rocha, edifício que é um santuário aonde teria sido o altar de sacrifícios usado por Abraão, Jacó e outros profetas. Percorrer toda a via dolorosa e tentar pensar por um minuto o que Jesus passou ali. Tudo isso é como adentrar um pouco na Bíblia, e entender o porque estamos aqui de passagem!

Tivemos ainda a sorte de estar na semana da Páscoa nesse lugar incrível, e com forças e fé renovadas, seguimos em frente nossa jornada! Foi maravilhoso! Abaixo umas fotinhos dos lugares sagrados:

IMG_2521 (800x534)
Via Dolorosa – caminho feito por Jesus Cristo crucificado.
IMG_2538 (800x534)
Vista do monte das Oliveiras – lugar das orações de Jesus.

 

IMG_2541 (800x534)
Igreja em que Jesus foi sepultado.
IMG_2527 (800x534)
Uma das fotos da antiga Jerusalém.
IMG_2533 (800x534)
O Domo da Rocha, onde Abraão teria sacrificado seu filho.

 

9 comentários

  1. Temos uma grande amiga em comum a Lari, Vi o post dela e resolvi dar uma espiadinha e juro me apaixonei vcs são lindos Parabéns pelo blog ele é facinante.

    Curtir

Deixe um comentário